data-filename="retriever" style="width: 100%;">Fotos: Eduardo Ramos (Diário)
Um dos maiores eventos do Rio Grande do Sul está de volta. Nesta quinta-feira, começa o 27º Rodeio Internacional do Conesul, na Estância do Minuano. A programação, que vai até o domingo, contará com provas de laço e gineteada, além de shows de cantores e grupos tradicionalistas.
Abertas as inscrições para o Concurso Literário Felippe D'Oliveira
PREPARATIVOS
Nesta quarta-feira, a movimentação era intensa na Estância do Minuano, na véspera do evento. Preparando-se para o primeiro dia de rodeio, estava o pecuarista Sandro Rocha, 53 anos. Ao lado do cavalo Euro do Sul, que deve competir pela primeira vez nesta edição, ele falou sobre o retorno do evento. Na última edição, realizada em março de 2020, Rocha e a equipe da qual fazia parte foi campeã da Força C. A felicidade em participar é grande:
- Esperamos competir sempre, mas ganhar é meio difícil. Vai da sorte. Tivemos a sorte de, na última edição, a nossa equipe sair campeã da 3ª Força. E, neste ano, queremos participar de novo.
Segundo o vice-presidente da Estância do Minuano, Bruno Fernandes, a expectativa é receber cerca de 30 mil pessoas nos quatro dias de rodeio, sendo que 4 mil poderão permanecer acampadas nas áreas designadas dentro da estância. Para proporcionar um bom retorno do público ao local, cerca de 300 pessoas estiveram envolvidas diretamente na organização, montagem e pintura de estruturas, assim como em outros setores do local. Apesar de a movimentação ser maior com a proximidade do evento, o planejamento é antigo.
- O evento começa a acontecer no momento em que se encerra o outro. Como tivemos uma lacuna de dois anos, estamos há muito tempo programando este evento. Mas, claro que as obras e a intensificação desse movimento vêm ocorrendo de um mês para cá - explica Fernandes.
Nesta quinta-feira, o evento deve começar às 7h com as inscrições para a prova de Laço Quarto de Milha. Entretanto, para as provas em equipe, já há um número fechado que, segundo Fernandes, passa de mil inscritos.
- As inscrições foram encerradas no dia 7. Então, já estamos com uma perspectiva de equipe dentro do que já vinhamos programando e até superior, na verdade. Temos uma feira ao ar livre que também tem um movimento superior ao que nós estimávamos. Esperamos que o público de Santa Maria prestigie, porque vai ser uma linda festa - afirma Fernandes.
Além das competições, o público poderá assistir aos shows do cantor Ênio Medeiros e do grupo Tchê Chaleira na sexta-feira, e dos grupos Comparsa Sureña e Marcio Correia & Grupo Gauchismo no sábado. Mais informações sobre ingressos disponíveis podem ser obtidas com a secretaria da Estância do Minuano, pelos telefones (55) 99672-03967 ou 99129-2118 (WhatsApp). Confira abaixo a programação completa:
PROGRAMAÇÃO
10 de março, quinta-feira
- 7h às 7h30min - Inscrições Laço QM (Aberto e Amador)
- 9h - Laço quarto de milha (NCSQM)
- Depois - Laço trio
11 de março, sexta-feira
- 8h - Abertura
- 9h30min - Primeira volta de laço equipe
- 13h30min - Segunda volta de laço equipe
- Na sequência, classificatória Rei do Conesul
- Laçador do Conesul
- Gineteada
- Remate Laçador do Conesul (palco junto da praça de alimentação)
- Após, show com Ênio Medeiros (palco junto da praça de alimentação)
- Baile com Tchê Chaleira (salão social)
12 de março, sábado
- 7h30min - Terceira e quarta voltas de laço equipe
- Laço duplas
- Meio-dia - Intervalo para almoço
- 13h30min - Laço piá, guri e prenda
- Classificatória Rei do Conesul
- Gineteada
- Remate do QM (NCSQM) (palco junto da praça de alimentação)
- Show com Comparsa Sureña (palco junto da praça de alimentação)
13 de março, domingo
- 7h30min - Quinta e sexta volta de laço equipe
- Desempate de laço em equipe (se necessário)
- 9h30min - Laço de vaca parada (palco junto da praça de alimentação)
- Meio-dia - Intervalo para almoço
- 13h30min - Final Rei do Conesul
- Final de duplas
- Final das forças C, B e A
- Final da gineteada
data-filename="retriever" style="width: 100%;">Bruno Fernandes, que é vice-presidente da Estância do Minuano, conta que 300 pessoas estiveram envolvidas na organização, montagem e pintura de estruturas, assim como em outros setores do rodeio